top of page

Sulanger Bavaresco

Biografia

Sulanger Bavaresco (Videira, SC, 1969).

Professora, atriz, diretora, dramaturga, produtora e gestora cultural. Desde pequena, na cidade de Bom Sucesso (Santa Catarina), sente-se atraída pela literatura e pela arte, fazendo pequenas participações em eventos culturais na escola. Aos 14 anos, muda-se para Blumenau, momento em que o teatro passa a ser o objetivo maior de sua vida.

Em 1985, residindo em Florianópolis, ingressa no grupo Fórmula Arte. A partir de 1987, atua como técnica de cultura na Fundação de Cultura de Florianópolis Franklin Cascaes e integra o Grupo Dromedário Loquaz. Participa de diversas montagens da companhia, dirigindo e atuando, e tem papel ativo na continuidade do grupo após a morte de seu diretor, Isnard Azevedo, ocorrida em 1991. Em 1992, licencia-se em educação artística - artes cênicas, no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Uesc), onde também realiza especialização em teatro-educação. Cria o Festival Nacional de Teatro Isnard Azevedo em 1993, evento que coordena durante sete edições e do qual continua a participar como integrante da comissão organizadora.

Em 1997, passa uma temporada em Londres e aprofunda seu conhecimento sobre o universo dos musicais e da ópera. Na volta ao Brasil, trabalha como diretora e assistente de direção em diversas óperas e operetas, entre as quais se destacam La Serva Padrona, O Empresário e Cantata Café, todas com a Camerata Florianópolis. No mesmo ano, dirige o espetáculo Quinnipak - Mundos de Vidro. Entre 2005 e 2008, administra o Teatro da União Beneficente Criativo Operária (Ubro), espaço cultural vinculado à prefeitura municipal. Em 2011, é empossada na Academia Catarinense de Letras e Artes, em reconhecimento à sua atuação na área teatral. Em 2012, estreia o projeto Árias Públicas, que leva o universo do canto lírico para ruas e praças do centro de Florianópolis.

Análise

Sulanger Bavaresco é uma das poucas diretoras teatrais catarinenses que mantém uma produção constante. Seu histórico com o Grupo Dromedário Loquaz imprime influências claras em seu trabalho, principalmente no que diz respeito ao uso de espaços não convencionais e à interferência da arquitetura na cena, uma característica marcante de sua prática. A maioria dos projetos teatrais dirigidos por ela utiliza locações específicas, com forte enfoque na criação cenográfica e iluminação, em parte fruto da longa parceria com o cenógrafo e arquiteto Sylvio Mantovani, um dos fundadores do grupo. Seja no teatro ou na ópera, Bavaresco tem contribuído significativamente com a produção cênica catarinense, inclusive adaptando textos literários para a cena.

Em sua primeira direção junto ao Dromedário Loquaz, no espetáculo Agnus Dei (1995), Bavaresco explora a potencialidade do prédio tombado pelo patrimônio histórico da Faculdade de Educação da Udesc. A peça, de Leonore Fleischer, aborda o conflito entre ciência e religião e a diretora investe na força dramática da relação entre as três personagens centrais (irmã Agnes, madre Ruth e doutora Martha Linvinston) para trazer densidade à trama. A montagem transcorre no pátio interno do prédio, no hall, nas varandas, nas escadas e nas portas. Com elementos cênicos como bancos de jardim, um portão, um sino, castiçais, cestas e baldes, o grupo realiza uma encenação vigorosa que promove uma articulação cuidadosa entre elenco e objetos de cena.

Em Quinnipak - Mundos de Vidro (2002 e 2005), a diretora leva o público para uma antiga fábrica de bordados de Florianópolis, onde ainda restam teares e equipamentos antigos que passam a compor a cenografia da pequena cidade imaginária criada pelo italiano Alessandro Baricco (1958), autor da novela adaptada por Bavaresco. O crítico teatral Edélcio Mostaço comenta: "Sulanger Bavaresco evidencia seu controle sobre a encenação, que flui enxuta e coerente todo o tempo. Espetáculo evocativo de um tempo que já se foi e de sonhos corroídos pela realidade, Quinnipak explora bem os artifícios que possam resultar no tom lírico que a perpassa".1

Jardim das Delícias (2008), com texto assinado pela diretora, une segredos de família e maldições, devassidão sexual e Igreja. A cena, de forte carga simbolista, se passa nas instalações de um pequeno teatro, explorando os seus bastidores, portas, janelas e passagens entre cômodos, finalizando no quintal, obrigando o público a se deslocar pelo interior do sobrado em busca da cena.

A partir de 2009, sua atuação se concentra principalmente na direção cênica de óperas, montadas junto à Camerata Florianópolis, contribuindo com um segmento em franco desenvolvimento no estado.  Antes de dirigir, atua como diretora assistente de diversas óperas e operetas. Em La Serva Padrona (2009), de grande força teatral, as cenas desenvolvidas com recitativos musicados permitem variado jogo de cena entre os intérpretes e provocam o imediato envolvimento da plateia. O espetáculo circula por diversas cidades catarinenses, com apresentações tanto em teatros formais como em salões paroquiais e espaços alternativos, aproximando o grande público de um gênero comumente visto como elitista. Em A Cantata do Café (2011), concerto semi-encenado com a presença da orquestra no palco, o público frui de trechos de cantata e de ópera, com textos em alemão e italiano legendados para o português.

Em seu trabalho Árias Públicas, de 2012, contemplado com o Prêmio Funarte de Artes na Rua 2011, a diretora investe na saída do palco convencional, local por excelência de realização de óperas, para permitir a fruição do gênero por um público que raramente tem a oportunidade de fazê-lo. O espetáculo acontece na rua, no centro da cidade, onde um grupo de cantores, músicos e dançarinos surpreende o público desavisado com trechos de Puccini, Verdi, Mozart e Bizet utilizando sacadas, balcões e janelas dos prédios do comércio local. A apresentação não é previamente divulgada na imprensa e alguns dos intérpretes se vestem com uniformes de garis, confundindo-se, inicialmente, com profissionais que trabalham na limpeza pública presentes no local. O trabalho recebe forte receptividade tanto da plateia quanto dos artistas envolvidos e da imprensa em geral, constituindo-se em uma iniciativa inédita na cidade (e no estado) no que diz respeito ao gênero ópera.

Como gestora pública, Sulanger Bavaresco trouxe importante contribuição à cena teatral catarinense por meio da criação do Festival Nacional de Teatro Isnard Azevedo, hoje denominado Floripa Teatro. Também cabe ressaltar seu trabalho como administradora pelo Teatro da Ubro durante quatro anos (2005-2008).

(Texto de Marisa Naspolini para Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras)

Nota

1 MOSTAÇO, Edélcio. Quinnipak leva público para dentro do baú das recordações. A Notícia, 22 nov. 2006. Anexo.

Outras informações de Sulanger Bavaresco:

2.SULANGER Bavaresco. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa511697/sulanger-bavaresco>. Acesso em: 30 de Ago. 2020. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7

     

CURRÍCULO  DETALHADO 

  

RESUMO PROFISSIONAL

Produtora Cultural, Diretora Teatral e Atriz.

Sólida experiência em gestão cultural, especialmente na criação, organização e coordenação de eventos na área cultural. 

Forte atuação nas áreas do Teatro e Ópera, tendo desempenhado funções de direção, direção assistente, iluminadora e dramaturga em mais de 30 espetáculos.

Professora na área da arte educação.

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Pós-Graduação: Especialização em Teatro-Educação

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Monografia: A Adaptação de Textos Literários para Montagens Teatrais

Conclusão: 1996

Graduação: Licenciatura Plena em Educação Artística

Habilitação em Artes Cênicas

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Conclusão: 1992

Cursos e Seminários Diversos

Participante de mais de 20 oficinas e eventos

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Desde 1988 - integrante do Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz em diferentes funções (atriz, diretora, Conselho Fiscal, Presidente) 

Desde 2011 - Acadêmica da Academia Catarinense de Artes e Letras – ACLA 

1987 a 2020 – Técnica Cultural da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes - Prefeitura Municipal de Florianópolis

2009 a 2012 – Vice-Presidente do Funcine – Fundo Municipal do Cinema de Florianópolis

2009 a 2011 – Conselheira do Conselho Municipal de Cultura de Florianópolis

2005 a 2008 - Cargo: Gerente do Teatro da UBRO

2000 – 2004 – Técnica Cultural do Banco de Imagens da Casa da Memória

1087 – 1990 – Técnica Cultural da Coordenadoria de Artes

2002 – Professora de Oficina de Teatro na Casa do Teatro – Grupo Armação

2001 - Professora das disciplinas Dramaturgia I  e II pelo Programa Magister da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

 

TEATRO ADULTO

FLORBELA ESPANCA

Realização: Dromedário Loquaz

Função: Dramaturgia, Direção, Cenografia e Figurinos

2022

A MULHER DO GENERAL E A OUTRA

Realização: Dromedário Loquaz

Direção Musical: Eugênio Menegaz

Função: Dramaturgia, Direção Cênica, Cenografia e Figurinos

2022

RÁDIO LOQUAZ – PAUSAS DE SE OUVIR – 2016

(remontagem)

Autoria: Dromedário Loquaz

Grupo O Dromedário Loquaz

Função: Direção, Cenário e Iluminação

TEATRO INFANTIL E ANIMAÇÃO

 

O PEQUENO PRÍNCIPE – 2017 / (Remontagem) 2023

Adaptação da Obra de Saint- Exupèry

Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz

Função: Direção, adaptação, Figurino e Iluminação 

O MISTERIOSO DESAPARECIMENTO DA CHAVE DO BAÚ - 1997

Autores: Sulanger Bavaresco, Sérgio Bellozupko e Patricia Santos

Trupe Teatral Trapos e Farrapos

Função: Atriz e Produtora

CADÊ MEU PINGO? – 1995 - 1996

Autor: Francisco Moraes Mendes

Siligristim Trupe de Teatro

Função: Direção

 

A FÚRIA DE GERTRUDES - 1991

Tic-Toc Teatro de Bonecos

Função: Direção, texto, confecção e manipulação

 

A CIGARRA E A FORMIGA - 1989

Grupo Experimental Fórmula Arte

Função: Manipuladora de bonecos

 

O ANIVERSÁRIO DA MACACA SOFIA - 1989

Grupo Experimental Fórmula Arte

Função:Manipuladora de bonecos

 

ANDAR... SEM PARAR DE TRANSFORMAR - 1988

Grupo Experimental Fórmula Arte

Função: Interpretação e manipulação de bonecos

 

MINHOQUINHA SERAFINA SAI DA TOCA - 1988

Grupo Experimental Fórmula Arte

Função: Texto e manipuladora de bonecos

 

FLORINDA NO PAÍS DOS BONECOTES - 1988

Grupo Experimental Fórmula Arte

Função: Manipulação de bonecos

 

O OVO - 1987

Grupo Experimental Fórmula Arte

Função: Manipuladora de bonecos

 

PEDRO E O LOBO - 1987

Folclore Russo

Grupo Experimental Fórmula Arte

Função: Atriz

 

KIKI, IAIÁ E KIKO EM FANTASIA DE BONECOS - 1985

Autor: Marcio Schutz

Grupo Experimental Fórmula Arte

Função: Atriz

 

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS - 1985

Autor: Lewis Carrell

Grupo Experimental Fórmula Arte

Função: Atriz

 

ÓPERAS

 

LA BOHÉME, de Puccini

1º Festival de Ópera de Joinville

Realização: Sociedade Harmonia Lyra

Função: Direção Cênica

2017

 

LA SERVA PADRONA, de Pergolesi

1º Festival de Ópera de Joinville

Realização: Sociedade Harmonia Lyra

Função: Direção Cênica e Cenografia

2017

 

CORTINA LÍRICA

1º Festival de Ópera de Joinville

Realização: Sociedade Harmonia Lyra

Função: Direção Cênica

2017

 

A FLAUTA MÁGICA, de W. A. Mozart

Realização: Polyphonia Khoros

Função: Direção Cênica

2017

 

ROMEO ET JULIETTE, de Charles Gounod

Realização: Dromedário Loquaz

Função: Direção Cênica, cenografia, figurino e iluminação

2016

 

LA TRAVIATA, de Gioseppe  Verdi

Realização: Harmonia Lyra e Dromedário Loquaz

Função: Direção Cênica, cenografia e iluminação

2016

 

AS BODAS DE FIGARO, de W. A. Mozart

Direção Cênica: Antônio Cunha

Realização: Companhia de Ópera de Santa Catarina

Função: Direção Assistente e iluminação

2014

CARMEN, de Bizet

Direção Cênica: Antônio Cunha

Realização: Companhia de Ópera de Santa Catarina

Função: Direção Assistente e iluminação

2013

 

LA TRAVIATA, de Gioseppe  Verdi

Realização: Programa Viva Voz UDESC

Função: Direção Cênica dividida com Barbara Biscaro e iluminação

2013

 

A CANTATA DO CAFÉ, de J. S. Bach

Realização: Camerata Florianópolis

Função: Direção Cênica e operação de iluminação

2011

LA TRAVIATA, de Gioseppe  Verdi

Remontagem

Direção Cênica: Antônio Cunha

Realização: Companhia de Ópera de Florianópolis

Função: Direção Assistente e op. de iluminação

2010

 

O EMPRESÁRIO, de W. A. Mozart

Realização: Camerata Florianópolis

Função: Direção Cênica e operação de iluminação

2010

LA SERVA PADRONA, de Pergolesi

Realização: Camerata Florianópolis

Função: Direção Cênica e operação de iluminação

2009 - 2012

 

O BARBEIRO DE SEVILHA, de Rossini

Direção Cênica: Antônio Cunha

Realização: Pró-Música de Florianópolis

Função: Direção Assistente e op. de iluminação

2009  e 2012

 

O ELIXIR DO AMOR, de Gaetano Donizetti

Direção Cênica: Antônio Cunha

Realização: Pró-Música de Florianópolis

Função: Direção Assistente e op. de iluminação

2008

 

A TRAVIATA, de Gioseppe  Verdi

Direção Cênica: Antônio Cunha

Realização: Pró-Música de Florianópolis

Função: Direção Assistente e op. de iluminação

2007 e 2008

 

IMAGENS DE ÓPERA

Autoria: Alicia Cupani

Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz

Função: Direção e Iluminação

2006 - 2012

RIGOLETTO, de Gioseppe Verdi

Direção Cênica: Antônio Cunha

Realização: Pró-Música de Florianópolis

Função: Direção Assistente e op. de iluminação

2006

 

A FLAUTA MÁGICA, de W. A. Mozart

Direção Cênica: Antônio Cunha

Realização: Pró-Música de Florianópolis

Função: Direção Assistente e op. de iluminação

2005

 

CAVALLERIA RUSTICANA, de Pietro Mascagni

Direção Cênica: Antônio Cunha

Realização: Pró-Música de Florianópolis

Função: Operação de Iluminação 

2004

 

O GUARANI, de Carlos Gomes

Realização: Prefeitura Municipal de Florianópolis

Função: Assistente de Produção

1996

 

MUSICAIS

RUTE GEBLER - 80 ANOS DE VIDA E MÚSICA

Realização: Estúdio Vozes e Rute Gebler

Direção Musical: Geovani Pacheco

Função: Direção Cênica

2022

ELLA E OUTRAS MUSAS – 100 ANOS DE SWING

Realização: Claudia Todorov

Direção Musical: Silvia Beraldo

Função: Direção Cênica e Cenografia

2017

A ERA DO RÁDIO

Direção Artística: João Titton

Direção Musical: Cristina Emboaba

Realização: CEART/ UDESC

Parceria Artística: Dromedário Loquaz

Função: Direção Cênica e Iluminação

2016

INTERVENÇÕES MUSICAIS 

Praças e Parques de Florianópolis

Direção Musical: Eugênio Menegaz

Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz

Função: Coordenação Artística

2016

FLASH MOOB LÍRICO 

Direção Musical: Eugênio Menegaz

Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz

Função: Coordenação Artística

2014

NATAL LÍRICO EM COCAL DO SUL 

Direção Musical: Eugênio Menegaz

Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz

Função: Coordenação Artística

2013

 

MÚSICA DE CABARÉ NA CASA DO TEATRO 

40 ANOS DO GRUPO ARMAÇÃO

Direção Musical: Eugênio Menegaz e Alicia Cupani

Parceria Grupo Armação e Dromedário Loquaz

Função: Coordenação Artística

2012

CINEMA

MANHÃ - 1989

Curta Metragem

Adaptação do poema “A Morte do Leiteiro”

de Drummond de Andrade

Direção: Norberto Depizolatti e Zeca Pires

Função: Atriz

 

VÍDEO

 

Vídeo-Arte

A MÃE PARTEIRA - 1997

Programa Santa Catarina – 100 Anos de História

Direção e Produção: TVI Televisão e Cinema

Função: Atriz

 

AGORA É COM VOCÊS! - 1997

Ministério de Educação – MEC

Laboratório de Ensino à Distância da UFSC

Direção e Produção: César Girão

Função: Manipuladora de Bonecos

 

O HOMEM, A SERPENTE E A PEDRA - 1991

Conto Sufi

Direção: Pedro Alípio

Função: Atriz e Produtora

 

Vídeo-Publicidade

ICMS - 1995

Secretaria de Segurança Pública - 1994

Chocolate Caseiro Florianópolis - 1987

 


FOTOGRAFIA

Circuito Cultural de Florianópolis - 2000

Publicação da Prefeitura Municipal de Florianópolis FFC

Cobertura Fotográfica Procissão do Senhor dos Passos - 1997

Acervo da Casa da Memória - Prefeitura Municipal de Florianópolis FFC

Espetáculo de Teatro e Música Leros e Boleros - 1997

Produção fotográfica para impresso

III Seminário da Rede Municipal de Ensino e

Encontro Estadual de Diretores das Escolas Municipais – 1996

Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

Cobertura Fotográfica

Jornal A Rede – 1996

Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

Produção Fotográfica para impresso

 

 

ARTIGOS PUBLICADOS

Folha da Cultura

Jornal da Fundação Franklin Cascaes

Festival Isnard Azevedo de Teatro - “A gente não quer só comida...”

Coluna do Teatro - pg. 7

Jul/Ago 94 - nº 6 - Ano II

 

“Esquentando os Bastidores”

Coluna de Teatro

Mai/Jun 94 - nº 5 - Ano II

 

Fala Bernúncia

Jornal da Fundação Franklin Cascaes

“Aplausos!”

Maio/97

 

PARTICIPAÇÃO EM COMISSÕES E ORGANIZAÇÕES DIVERSAS

Academia Catarinense de Artes e Letras – ACLA – Acadêmica  (desde 2011)

Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz – Presidente e Diretora Cênica (desde 1988)

Fundo Municipal de Cinema – Vice-Presidente FUNCINE (2009 - 2013)

Conselho Municipal de Políticas Culturais – Conselheira (2009 - 2011)

Circuito SESC Santa Catarina – Comissão Selecionadora de Projetos (2010)

42º Festival de Boi Bumba de Parintins – Amazonas - Comissão Julgadora (2007)

12º Festival Catarinense de Teatro – Jaraguá do Sul – Comissão Organizadora (2001)

Agenda 21 Florianópolis – Representante FFC (2000)

Jornal Cultural Fala Bernunça – Conselho Editorial (2000 – 2001)

Festival de Teatro Isnard Azevedo – Comissão Selecionadora e ou Julgadora (08 edições)

Edital de Artes Cênicas da Fundação Catarinense de Cultura – Comissão Selecionadora (01 edição)

Edital de Artes Cênicas da Fundação Franklin Cascaes – Comissão Julgadora (01 edição)

Carnaval Oficial das Escolas de Samba de Florianópolis/SC – Comissão Julgadora (03 edições)

Carnaval Oficial das Escolas de Samba de Laguna/SC – Comissão Julgadora (01 edição)

Carnaval Oficial das Escolas de Samba de São Francisco do Sul ­– Comissão Julgadora (01 edição)

II FIC – Festival Infantil de Cultura – Santo Amaro da Imperatriz – Comissão Julgadora (1987)

 

HOMENAGENS

Fundação Franklin Cascaes – Homenagem pelos Serviços prestados à Fundação (2010)

Prêmio Franklin Cascaes de Cultura – Música Erudita – Espetáculo Imagens de Ópera (2008)

Câmara Municipal de Florianópolis – Homenagem por Serviços prestados ao Teatro (2003)

Prefeitura Municipal de Florianópolis – Homenagem pela criação do Festival Isnard Azevedo (2002)

 

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

GRUPO DE TEATRO O DROMEDÁRIO LOQUAZ –  desde 1987

  • Participação ativa no grupo como diretora, dramaturga, atriz, iluminadora, figurinista e outras funções.

  • Membro da diretoria do Grupo na função de presidente (2010 - 2022) 

FLORIPA TEATRO - FESTIVAL ISNARD AZEVEDO – de 1993 a 2019)

Fundação Franklin Cascaes - Prefeitura Municipal de Florianópolis

  • Criação do projeto e coordenação geral do evento em várias edições.

  • Atuação direta como membro da Comissão de Seleção, Comissão Julgadora e Mediadora de Debates nas edições que não realizou a coordenação geral

  • Planejamento e supervisão de oficinas, palestras e apresentações de espetáculos de diversos estados do país.

 

TEATRO DA UBRO – 2005 a 2008 - Fundação Franklin Cascaes - Prefeitura Municipal de Florianópolis

  • Gerencia e administração do Teatro.

 

PROJETO MÚSICA EM PAUTA – 2007 a 2008 - Fundação Franklin Cascaes - Prefeitura Municipal de Florianópolis

  • Criação, elaboração e coordenação do projeto de apresentações quinzenais de música erudita.

 

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

Curso de Artes Cênicas - Programa Magister - 2001

  • Professora das disciplinas Dramaturgia I e II

 

SESC – Serviço Social do Comércio - 2001

  • Professora de Oficina de Leitura Dramática Encenada

 

BANCO DE IMAGENS DA CASA DA MEMÓRIA - 1999 a 2004 - Fundação Franklin Cascaes - Prefeitura Municipal de Florianópolis

  • Catalogação, reprodução e sistematização de material fotográfico da cidade de Florianópolis. 

 

PROJETO ESPORTE E LAZER - 1999 - Fundação Municipal de Esportes - Prefeitura Municipal de Florianópolis

  • Coordenação dos monitores da área teatral. 

 

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFSC - 1997 - Projeto Educação à Distância

  • Manipulação de Bonecos em programa educativo para TV

 

ARQUIVO DAS ARTES NA ILHA DE SANTA CATARINA – 1995 a 1996

Fundação Franklin Cascaes - Prefeitura Municipal de Florianópolis

  • Criação do projeto de levantamento, organização e conservação de documentos referentes às artes na cidade.

 

SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - 1995 - Escola Básica Severo H. da Costa e Escola Básica José Boiteux

  • Professora de Educação Artística – Teatro para o 1º Grau

 

PRODUTORA CINERGIA – novembro 1994

  • Produção de elenco para comercial Beira Mar Shopping

 

PROJETO FIM DE TARDE – 1993 - Fundação Franklin Cascaes - Prefeitura Municipal de Florianópolis

  • Reelaboração, planejamento e supervisão do projeto realizado na Escadaria do Rosário com atrações de teatro, dança, e música.

 

II MOSTRA DE TEATRO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS – 1992 - Fundação Franklin Cascaes - Prefeitura Municipal de Florianópolis

  • Planejamento e coordenação da mostra de Teatro.

 

ESPAÇO ARTÍSTICO HALL DA CÂMARA MUNICIPAL E GALERIA EDUARDO DIAS – 1989 e 1990

Fundação Franklin Cascaes - Prefeitura Municipal de Florianópolis

  • Curadoria, coordenação e supervisão de exposições de artes plásticas

 

ARQUIVO ZININHO – 1989 - Fundação Franklin Cascaes - Prefeitura Municipal de Florianópolis

  • Catalogação, reprodução e sistematização de material de áudio do rádio em Florianópolis nas déc. 50 a 70. 

PARTICIPAÇÃO EM CURSOS E EVENTOS

 

1º Simpósio Mercado das Artes – 2014

Realização: Grupo Sonhus Teatro Ritual

Função: Curadora de Roda de Negócios

Goiânia/GO

 

FITBH – Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Belo Horizonte/ - 2014

Realização: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Função: Curadora de Roda de Negócios

Belo Horizonte/MG

 

Vértice Brasil – Festival de Teatro feito por Mulheres - 2008

Realização: Vértice Brasil e Áprika Cooperativa de Arte

Workshop e palestras

Florianópolis - SC

 

Curso de Licitação, Pregão e Registro de Preços - 2007

Realização: Federação Catarinense de Municípios

Florianópolis - SC

 

Oficina “Leituras Dramáticas” - 2002

Ministrante: Fernanda Montenegro

Florianópolis - SC

Seminário “Cultura, Marketing e Cidadania” - 2001

Ministrante: José Márcio Barros

Florianópolis - SC

 

Oficina “Dramaturgia – Leitura em Cana” - 2001

Ministrante: SESC – Serviço Social do Comércio

Florianópolis - SC

 

Ciclo de Leituras Dramáticas - 2001

RealizaçãoÇ Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz

Florianópolis - SC

 

Vídeo-Palestra “Improvisação: um diálogo do Corpo” - 2000

Ministrante: Zilá Muniz

Florianópolis - SC

 

Festival de Jogos Cooperativos - 1999

RealizaçãoÇ SESC São Paulo

Taubaté - SP

 

Oficina “Reprodução Fotográfica e Preservação” - 1997

RealizaçãoÇ IPHAN Santa Catrina

Ministrantes: Francisco da Costa e Cleber Sardinha

Florianópolis - SC

 

VIII Congresso Nacional da FAEB - 1995

Realização: Universidade do Estado de Santa Catarina

Florianópolis - SC

 

Oficina “Profissão Cenógrafo” - 1995

Ministrante: Ana Mantovani

Florianópolis - SC

 

Encontro Nacional de Profisionais do Ensino de Artes Cênicas

V Festival Internacional de Teatro Ruth Escobar – 1995

São Paulo - SP

 

Oficina “Iniciação a Preservação e Conservação de Acervos Fotográficos” - 1995

Ministrante: DeniseThomasi

Florianópolis - SC

 

Palestra “Fotografia Brasileira Contemporânea” - 1995

Ministrante: Angela Magalhães e Nadja Peregrino

Florianópolis - SC

 

Mesa Redonda “Fotografia, Educação e Cultura no Brasil” - 1995

Florianópolis - SC

 

Oficina “Violência em Cena” - 1995

Ministrante: André Carrera

Florianópolis - SC

 

Palestra “Contextualização da Dança no Brasil: Contemporaneidade e Pós-Modernidade” - 1995

Ministrante: Helena Katz

Florianópolis - SC

 

Oficina “Experimentação Teatral” - 1994

Realização: Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALE

Ministrante: Francisco Carlos de Oliveira

Itajaí - SC

 

II Encontro Nacional de Professores e Diretores de Teatro Universitário - 1993

7º Festival Universitário de Teatro de Blumenau

Blumenau - SC

 

I Seminário de Formação de Agentes Culturais - 1993

Florianópolis - SC

 

Oficina “Interpretação Teatral” - 1992

Realização: 1º Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória

Ministrante: Andréa Diaz

Vitória - ES

 

Oficina “Arte Integrada” - 1991

Ministrante: José Alvim da Silveira

Florianópolis - SC

 

Oficina “Confecção de Máscaras para Teatro” - 1991

Ministrante: Sandra Canarin

Florianópolis - SC

 

Oficina “Uso da Máscara para Teatro” - 1991

Ministrante: Silvana Carolina Archer

Florianópolis - SC

 

Oficina “Direção Teatral” - 1990

Ministrante: Vera Collaço

Florianópolis - SC

 

Oficina  “Confecção de Máscaras para Teatro” - 1990

Ministrante: Luiz Marcos Xavier Coelho

Florianópolis - SC

 

Oficina “Técnica Vocal” - 1988

Ministrante: Wania Kalas T. Soares

Florianópolis - SC

 

Oficina “Dança Livre” - 1988

Ministrante: Klauss Vianna

Florianópolis - SC

 

Oficina “Montagem Teatral a partir de Textos Literários” - 1988

Ministrante: Ulisses Cruz e Grupo de Arte Boi Voador

Florianópolis - SC

 

Ciclo de Debates sobre a Questão Cultural - 1988

Seminário “Manifestações Populares”

Florianópolis - SC

 

Curso Intensivo de Criatividade na Educação - 1987

Florianópolis - SC

 

I Encontro Intermunicipal de Diretrizes Sócio-Culturais da Região Sul - 1987

Florianópolis - SC

IDIOMAS

Inglês: Evendine College English Language – Level 1 – Londres - Inglaterra – (1997) - (leitura e conversação).

Italiano – (leitura e conversação)

Espanhol – (leitura e conversação)

Sulanger Bavaresco - Foto: Ana Guimarães - 2017

Entrevista de Sulanger Bavaresco ao programa Palavra Aberta de Isabela Althoff em 22/07/14 no Teatro Álvaro de Carvalho.

Captura de tela 2022-08-05 181720.png

Entrevista de 29/09/2020 para o projeto CENADELAS - Pioneiras das Artes da Cena e Educação Teatral em Fpolis | Ep 04: Sulanger Bavaresco

Sulanger Bavaresco e entrevista na Rádio ALESC

Entrevista com Sulanger Bavaresco por Edélcio Mostaço, publicada no Isnard Primeiro Caderno. PP. 03 a 09 - 2019

https://7def63e5-712c-41aa-b56c-66c7d4ff3e2.filesusr.com/ugd/23361d_1c8fa530ce2549f7ba92efe55aa929b7.pdf 

Sulanger Bavaresco - Foto: Ana Guimarães - 2017
bottom of page