top of page
CURTO CIRCUITO
(1985)
 

De Timochenko Wehbi

Direção: Isnard Azevedo

 

Elenco:

Ademir Rosa

César Refosco

João Vieira

Sylvio Mantovani

Gilberto Silveira

Marjorie Costa

Tânia Kuhnen

Silvana Ferreira

Convidado Especial: Waldir Brazil

 

 

Com Curto Circuito, o Grupo dá seu recado ao público através de um teatro de denúncia que pudesse despertá-lo do “sono” imposto pela ditadura, liberando as condutas das convenções autoritárias e, assim liberar os sonhos de querer mudar o mundo ao seu redor, uma vez que o Ato Institucional número 5 permitiu a perseguição de intelectuais e artistas, reprimindo muitas das idéias e atitudes de contestação.

 

Em Curto Circuito, são apresentados três planos temporais. O plano do presente, do passado e do imaginário, onde estão incluídas as fantasias, os devaneios e sonhos do personagem Kim, um jovem de uma cidade interiorana que enfrenta problemas de relacionamento com a mãe e com a sociedade repressora.

 

Curto Circuito utilizou como espaço cênico a Sala de Exposições da Antiga Alfândega, no centro de Florianópolis.

 

CONCEPÇÃO DO ESPAÇO CÊNICO

O Dromedário Loquaz volta a sala da Antiga Alfândega para a montagem de Curto Circuito.

O texto era extremamente importante para o elenco e direção, pois pela primeira vez estaríamos enfrentando personagens, um desafio por vencer.

A direção então optou por uma leitura construtivista do texto, reforçando cenicamente o grande jogo/quebra cabeça/memória proposto pelo autor.

No mesmo espaço onde anteriormente já havíamos montado outros dois espetáculos, construímos um espaço de representação com aproximadamente 60m2. divididos em 7 planos distintos para quadros diferenciados, tais como:

- A Escola / O Cinema

- Casa de Celinha (namorada de Kim)

- Casa de Kim

- A Praça / Acesso às casas / O Bordel / O Bar

- A prisão do Professor Cardoso / O Bordel

A relação com o público permanece frontal, italiana, planos distintos sem interpretação, porém envolvidos por um único espaço, caixa maior que anula as diferenças e aproxima as sensações.

 

(Texto de Isnard Azevedo em trabalho acadêmico para a disciplina As Concepções do Espaço Cênico, do professor Clovis Garcia – Escola de Comunicação e Arte – ECA, 1990)

PREMIAÇÕES

 

Troféu Bastidores 1985 – Melhores do Teatro Florianopolitano

Melhor Espetáculo

Melhor Direção: Isnard Azevedo

Melhor Ator: Ademir Rosa

Melhor Sonoplastia: Isnard Azevedo

Melhor Cenografia: Isnard Azevedo

Melhor Iluminação: Isnard Azevedo

 

Prêmio 47 anos de Teatro para Valdir Brazil 

 

1º Festival Catarinense de Teatro – Joinville

Melhor Direção: Isnard Azevedo

Melhor Ator: Ademir Rosa

Melhor Ator Coadjuvante: Valdir Brazil

Melhor Cenografia: Isnard Azevedo

Melhor Iluminação: Isnard Azevedo

2º Melhor Espetáculo 

 

 

Apoio Cultural: Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer

Fundação Catarinense de Cultura

Curto%20Circuito%20jpeg_edited.jpg
Curto%20Circuito_edited.jpg
bottom of page