DROMEDÁRIO LOQUAZ CIRCULAÇÃO TEATRAL SC
2023
Ao completar 42 anos de sua fundação, o grupo de teatro O Dromedário Loquaz realiza Projeto de Circulação de espetáculos com apresentações gratuitas por oito cidades de cinco regiões catarinenses. Serão dois espetáculos teatrais, um voltado para o público adulto, "A mulher do general e a outra", com a temática do patriarcado e o debate sobre o lugar da mulher nas relações, e outro infanto-juvenil, "O Pequeno Príncipe", com uma linguagem poética e metafórica em uma jornada pelo autoconhecimento.
As apresentações fazem parte do projeto Circulação Teatral SC através do Programa de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura. Todos os espaços possuem acessibilidade e as apresentações contarão com intérprete de Libras. Os convites serão distribuídos no local de cada evento uma hora antes das apresentações.
A Mulher do General e a Outra
Com A Mulher do General e a Outra o Dromedário Loquaz destaca a questão da mulher como tema central do espetáculo que toma como base o encontro de duas mulheres, uma prostituta e a esposa de um General, em uma encenação que denuncia a violência e a opressão permanentes sobre as mulheres e seus corpos, abordando ainda os temas do patriarcado, da prostituição, da tortura, do estupro e das liberdades cerceadas.
SINOPSE
Em uma cidade interiorana, o domínio do patriarcado se estende por todas as camadas sociais. Dalva, a esposa do general, procura a prostituta Jussara no meio da noite para avisar da morte do marido. O encontro das duas mulheres que acreditam pertencer a mundos distintos revelará que dividem semelhante subordinação de suas vidas a decisões masculinas e, embora não tenham sido protagonistas de suas escolhas no passado, passam a vislumbrar novas possibilidades no tempo presente.
FICHA TÉCNICA
Elenco: Déa Busato, Diana Adada Padilha, Cezar Pizetta, Giwa Coppola, Rafael Reüs, Sandro Maquel, Nenê Borges, Julia Bavaresco, Luiza Faé Mantovani, Vinicius Pasinato Damian, Eugênio Menegaz (Pianista)
Dramaturgia: Sulanger Bavaresco a partir da obra homônima de Iur Gomez
Direção Cênica: Sulanger Bavaresco
Direção Musical: Eugênio Menegaz
Coreógrafa: Geovana de Oliveira
O Pequeno Príncipe
Escrita em 1942 por Antoine de Saint-Exupéry e considerado um dos maiores clássicos da literatura universal, O Pequeno Príncipe foi adaptado para o teatro pelo Dromedário Loquaz em uma encenação com intensa força poética, ênfase no trabalho dos atores, trilha sonora original, e animação inspirada nas conhecidas aquarelas de Saint-Exupéry como recurso cenográfico. Estreado em 2017, o espetáculo alcançou sucesso de público em cidades catarinenses e participou, em 2018, do 22º FENATIB – Festival Nacional de Teatro para crianças e jovens de Blumenau.
A remontagem de O Pequeno Príncipe retoma o contato do grupo com o público infantil e homenageia o ator Sérgio Bellozupko, integrante do Dromedário Loquaz que atuou na montagem original e faleceu em abril de 2020.
SINOPSE
No deserto do Saara, um piloto de avião é obrigado a fazer um pouso de emergência. Lá ele conhece o Pequeno Príncipe, um garotinho que vem de um planeta bem pequeno, distante e muito diferente do nosso. Em uma viagem em busca de novos amigos o menino encontra personagens plenos de simbolismo: o Rei, o Vaidoso, o Homem de Negócios, o Geografo, o Acendedor de Lampiões, a Serpente e a Raposa, entre outros. Ao longo de sua jornada, o Pequeno Príncipe consegue descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.
FICHA TÉCNICA:
Elenco: Diana Adada Padilha, Cezar Pizetta, Giwa Coppola, Sandro Maquel e Vinicius Pasinato Damian
Dramaturgia: Sulanger Bavaresco a partir da obra homônima de Saint-Exupéry
Equipe técnica do Projeto:
Direção: Sulanger Bavaresco
Iluminação: Marco Ribeiro
Preparadora Musical: Luiza Faé Mantovani
Assistente de Direção: Diana Adada Padilha
Assessoria de Imprensa: Gisele Moser
Design Gráfica e Produtora Marketing: Mariana Barardi
Fotógrafo e cinegrafista: Maurício Garcias
Produção Técnica: Magda Scors Campos
Produção Executiva: MAF Economia Criativa – Michel França
Incentivadora: FORT ATACADISTA
Incentivo Estadual: PIC - Programa de Incentivo à Cultura
Fundação Catarinense de Cultura
Governo de Santa Catarina