top of page

Alicia Cupani

Biografia

Soprano e atriz.

Como solista, atuou em diversas óperas: La Traviata (Violetta), A Flauta
Mágica (Pamina e 1a. Dama), Bodas de Fígaro (Cherubino), La Serva Padrona (Serpina), O Empresário (Miss Silberklang), Elisir do Amor (Gianeta) concertos (Missa da Coroação, Exultate Jubilate de Mozart; Messias de Haendel; Glória de Vivaldi, entre outros), e recitais de câmara (lieder, chanson, música brasileira). Integrou diversos grupos incluindo o Coro Sinfônico de Paris, França (1994-95).


Recebeu o Troféu Franklin Cascaes de Cultura pelo sucesso de crítica e
público do espetáculo Imagens de Ópera (concepção, roteiro e texto de sua autoria), junto ao pianista Eugênio Menegaz e direção cênica de Sulanger Bavaresco. Estreado em 2006, Imagens de Ópera já realizou diversas apresentações, com destaque para uma temporada no Teatro do SESC em 2011, que lhe rendeu o convite e realização da Turnée Estadual Rede SESC de Teatros, em 2012.


Recebeu o “Premio Edino Krieger – Personalidade Musical do Ano 2013”, concedido pela Academia Catarinense de Letras e Artes/ ACLA, por seu desempenho artístico anual, notadamente na ópera La Traviata.


Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Especialista em Educação Musical e Licenciada em Música, é professora de Canto na UDESC.

Coordena o Programa de Extensão VivaVoz, que promove diversas ações para a difusão do ensino e performance do canto. A criação de oportunidades e espaços de aprendizado, a interdisciplinaridade e a renovação de linguagens, aliados à busca de qualidade pedagógica e artística, e especialmente a formação de platéia, são temas que se entrelaçam em seus projetos.


Pelo grupo de teatro O Dromedário Loquaz participou dos espetáculos Imagens de Ópera em 2006/2017, Árias Públicas em 2012, Intervenções Musicais em 2016 e a ópera Romeo et Juliette em versão reduzida para piano, coro, atores e solistas em 2016.

bottom of page